QUAIS AS PRINCIPAIS MUDANÇAS PARA O SAEB 2019?


      Com a divulgação da nova BNCC em 2017 e 2018, muitos educadores estão preocupados quanto ao Saeb 2019. Depois de muitas pesquisas, compartilho o que mudou e o que não mudou na edição deste ano. 
          As siglas Provinha Brasil, Prova Brasil, Anresc, Ana, etc. que serviam para indicar o nível da prova acabou. Todas as provas serão agora Saeb, o que vai marcar as diferenças será a indicação da etapa e das áreas do conhecimento. A educação infantil (creches e pré-escolas) agora será avaliada, não com uma aplicação de uma prova cognitiva com os alunos, mas questionários aos gestores e professores, para identificar o acesso e a qualidade do ensino. Tudo indica que esse questionário será online no começo de outubro.
         O Brasil inteiro tem acompanhado o IDEB da educação básica ao longo dos anos. Para o seu cálculo, é aplicado aos alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no 3° ano do ensino médio provas cognitivas de português e matemática. Para completar esse cálculo, o Inep também avalia o índice de evasão e reprovação dos alunos. Como já existem metas projetadas até 2021, o Inep divulgou ainda em 2018 que a matriz de referência de português e matemática não será alterada, ou seja, para a prova do Saeb em 2019 para as turmas do 5°, 9° e 3° ano do ensino médio serão os mesmos descritores que já conhecemos há muito tempo. A permanência da matriz de referência não será mudada para dar continuidade às projeções de metas e acompanhar o avanço da educação do Brasil desde 2007.
        Outra mudança significativa é a avaliação das outras áreas nas turmas do 9° ano. Serão aplicadas provas de Ciências e Humanas (História e geografia), mas o resultado destas avaliações será apenas amostral.
          A partir deste ano, o 3° ano deixará de ser avaliado pelo Saeb. De acordo com a nova BNCC, o ciclo de alfabetização deverá concluir no 2° ano, turma que será avaliada pelo Saeb 2019.
      Portanto, pesquisar e estudar a Nova BNCC é um compromisso de todas as instituições escolares do Brasil. O Blog Tudo Sala de Aula está disponibilizando separadamente as habilidades para cada ano por disciplina para facilitar suas pesquisas.



Francisco Maurício Araújo

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem