Atividade de Ensino Religioso sobre o Projeto de Deus - Anos finais

  Atividade de religião sobre o projeto de Deus com texto - BNCC.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

O PROJETO DE DEUS



SENHOR DEUS, ENFIM, TE ENCONTRO

Um dia me perguntaram se em Deus eu acreditava. Eu não lhes respondi da maneira que eu pensava: “Entre a lua e as estrelas, num galope, num troféu, pisando nas nuvens brancas, eu vi Deus passar no céu...” 
Todo dia existe Deus num sorriso de criança, no canto dos passarinhos, num olhar, numa esperança... Na harmonia das cores, na natureza esquecida, na fresca aragem da brisa, na própria essência da vida. No regato cristalino, pequeno servo do mar, nas ondas lavando as praias, na clara luz do luar.
Na escuridão do infinito, todo ponteado de estrelas, na amplidão do universo, no simples prazer de vê-las. Nos segredos desta vida, no germinar da semente, nos movimentos da Terra, que gira incessantemente.
No orvalho sobre a relva, na passarada que canta, no cheiro que vem da terra e no sol que se levanta. Nas flores que desabrocham, perfumando a atmosfera, nas folhas novas que brotam, anunciando a primavera. Deus é a Paz, a Esperança, é o alento do aflito, é o criador do universo, da luz, do ar, do infinito. Deus é a justiça perfeita, que emana do coração: ao perdoar quem O ofende, ele é o próprio perdão. Será que você não viu o rosto calmo de Deus, no colorido mais belo dos olhos dos filhos seus?
Eu sei que não me enganei em tudo que lhes dizia: Deus é a paz, é o amor, Deus é a eterna poesia. Deus é constante, é perene, é divino de tal sorte, que sendo a essência da vida, é o descanso da morte. Não há ida sem volta, e nem há volta sem ida. A morte não é a morte, é só a porta da vida. No ciclo da natureza, nesse ir e vir constante, no broto que se renova, na vida que segue adiante.
Em quem semeia a bondade, em quem ajuda o irmão, colhendo felicidade, cumprindo a sua missão. No suor de quem trabalha, no calor duro da mão, no homem que planta o trigo, no trigo que faz o pão. 
Otávio e Roberto Barbosa



Projeto de Deus
Vi que existe no alto um modelo para caminhar na terra. De fato, há um “plano” pensado desde toda a eternidade, há um sonho de Deus para a humanidade. Seu nome é santificado, porque as pessoas são chamadas a viver voltadas para fora de si, abertas para amar e não dobradas sobre os próprios interesses. Como sou livre, incomodou-me um pouco pensar que, no desenho do projeto de Deus, está escrito que é para fazer a Sua vontade, até que entendi que, numa reunião de amor, cuja duração se estende por toda a eternidade, a família de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, tramaram a estratégia da felicidade. Pareceu-me ver, olhando para as estrelas iluminadas no horizonte da fé, que é mesmo melhor fazer o que agrada a Deus, pois Ele é infinitamente mais inteligente do que todas as mentes humanas.
Canção Nova


O propósito de Deus sobre todas as coisas

Ao criar todas as coisas, Deus teve sempre um propósito, um objetivo. Conosco não é diferente! Não fomos criados por Deus para simplesmente vivermos da maneira como quisermos, comermos, brincarmos, estudarmos. Ele tem planos para cada um de nós, planos estes que cabe a nós realizarmos, segundo a Sua vontade.

“Eu é que sei que pensamentos tenho de vós...”

REFLEXÃO:
Você pode imaginar então que pensamentos e planos Deus tem para você?


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Você acredita na existência de um Ser Poderoso que guia e acompanha os passos da humanidade? Justifique sua resposta. 
____________________________________________

2. Liste pelo menos 3 (três) projetos de vida que você acredita que estão determinados a serem alcançados em sua vida.
____________________________________________

3. Você acredita nos escritos sagrados que Deus, ao criar todas as coisas, determinou um propósito para as suas criaturas? Por quê? 
____________________________________________

4. Em sua opinião, como podemos sentir a presença de Deus em nossa vida?
____________________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. Resposta Pessoal. / 2. Resposta Pessoal.  / 3. Resposta Pessoal. / 4. Resposta Pessoal. 


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Místicas e espiritualidades

OBJETIVO DE AULA
Incentivar a crença de que a fé no Sagrado contribui para a construção de um projeto de vida.

HABILIDADE BNCC
(EF07ER02) Identificar práticas de espiritualidade utilizadas pelas pessoas em determinadas situações (acidentes, doenças, fenômenos climáticos).

Atividade elaborada por Maurício Araújo

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

9 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Olá! Maurício, preciso de atividades de ensino religioso para o oitavo ano de acordo a nova BNCC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem várias já disponíveis em "Religião" em "Outras Disciplinas"

      Excluir
  2. Maurício estou entrando pela primeira vez nas suas postagens. Quero te enaltecer e agradecer por estas postagens. Nos ajuda muito neste tempo . Principalmente de Ensino Religioso que temos sempre que preparar atividades com muita antecedência pois não temos um só livro de apoio e sim diversos para abordar o tema e tambem a realidade dos alunos. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Célia, que prazer tê-la no blog. Seu comentário serve de combustível para continuar produzindo conteúdo. Obrigado.

      Excluir
  3. Boa noite, só tenho que agradecer seu material é ótimo nos ajuda bastante principalmente neste momento em que vivemos trabalho na Zona Rural com multiseriado. Obrigado Maurício.

    ResponderExcluir
  4. Mauricio, como as suas postagens têm me ajudado na preparação das minhas aulas! Muito obrigada!
    Seu canal é de respeito! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Gratidão pelas postagens! É sempre o meu primeiro site de pesquisa. Parabéns!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem