ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - RITUAIS DO ISLAMISMO - ANOS FINAIS

  Atividade de religião sobre rituais do islamismo com texto - BNCC.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

RITUAIS DO ISLAMISMO




O QUE SÃO RITUAIS RELIGIOSOS?
Um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade.


VAMOS CONHECER OS PRINCIPAIS RITUAIS ISLÂMICOS

NASCIMENTO
A criança tem diversos direitos por parte dos seus pais. Após o nascimento, durante o corte umbilical e limpeza, ela ouve o Azan – o chamamento para a oração, que é efetuado nos dois ouvidos da criança. Assim, a primeira palavra que a criança ouve é o nome de Deus, Seus atributos, que enaltecem a grandeza do Criador, é um convite para a oração, para a felicidade.

CIRCUNCISÃO
Os meninos muçulmanos são circuncidados aos 7 anos de vida, como uma forma de seguir o Alcorão e a Sunnah (a tradição) do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam).
A circuncisão destaca-se da Sunnah do Profeta e ele a considerou “uma tradição (sunnah) de todos os Profetas”. Por meio dela, evita-se a umidade, que permite ao agente infeccioso mais tempo de sobrevivência, propício ao cultivo de bactérias e facilidade de infiltrações no organismo. Ajuda na prevenção da sífilis e outras doenças associadas. Não é por acaso que nos países onde predominam as doenças venéreas e a AIDS, os circuncidados têm mais chances de não se contagiarem. A circuncisão é a remoção do prepúcio e um fator importante para a higiene.


CASAMENTO
De acordo com a religião islâmica tanto o homem como a mulher têm o livre arbítrio na escolha de seus cônjuges. Cabe a família se possível ajudar e apenas sugerir um parceiro (a) ideal para ele ou para ela. 
Há um contrato escrito e o noivo deve pagar um dote que será destinado como um presente a noiva por todo o trabalho que a família teve em educar a moça e prepará-la para por sua livre e espontânea vontade assumir o matrimônio.
O Corão permite que um homem tenha até quatro esposas, mas na prática 99% dos casamentos muçulmanos são monogâmicos.

MORTE
Quando um muçulmano morre, seu corpo deve passar por três lavagens, depois ser envolvido no ihram (mortalha) e levado então até a mesquita para as preces fúnebres. O corpo deve ser enterrado o quanto antes em respeito ao falecido.
Assim, é deposto num túmulo simples marcado por um montículo de terra e direcionado a cidade sagrada de Meca. Os Muçulmanos só podem sepultar em cemitérios islâmicos.


IMPORTANTE 
A religião é um assunto pessoal, entre a sua consciência, entre o seu espírito e o Criador. O que cabe aos seres humanos é respeitar a escolha de cada um. E o que cabe aos governos é garantir a liberdade de escolha das pessoas.


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Escreva com suas palavras o que são rituais religiosos.
____________________________________________

2. Que ritual acontece no nascimento de um muçulmano? 
____________________________________________

3. No casamento islã, por que o noivo deve pagar um dote a sua noiva?
____________________________________________

4. Para você, por que é importante o respeito e a tolerância aos rituais religiosos de pessoas que não comungam com a sua mesma fé?
____________________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



 Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. É um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade. / 2. Após o nascimento, durante o corte umbilical e limpeza, ela ouve o Azan – o chamamento para a oração, que é efetuado nos dois ouvidos da criança. / 3. Como um presente a noiva por todo o trabalho que a família teve em educar a moça e prepará-la para por sua livre e espontânea vontade assumir o matrimônio. / 4. Resposta Pessoal. 


PLANEJAMENTO PARA O PROFESSOR

OBJETO DO CONHECIMENTO
Símbolos, ritos e mitos religiosos

OBJETIVO DE AULA
Reconhecer alguns rituais da religião islâmica e sua importância para os muçulmanos, respeitando as diferenças culturais religiosas.

HABILIDADE BNCC
(EF06ER06) Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.

Atividade produzida por Maurício Araújo

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem